2, 3 e 4 de setembro de 2008 - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

2. APRESENTAÇÃO

Por ocasião do V Colóquio sobre Questões Curriculares, em Portugal, na Universidade do Minho (fevereiro de 2002), realizou-se paralelamente o I Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, organizado por pesquisadores portugueses e brasileiros. Desde então, a cada dois anos, o Colóquio vem se realizando alternadamente em Portugal e no Brasil, reunindo os mais expressivos pesquisadores da área dos dois países. Seguiram-se o II Colóquio, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e o III Colóquio, mais uma vez sediado pela Universidade do Minho (2006). Nessa ocasião foi acordado que o encontro de 2008 se realizaria na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

A temática do currículo está, mais do que nunca, presente no cenário educacional. No plano das políticas educacionais, as propostas curriculares oficiais contemporâneas têm sido claramente afetadas pela ideologia neoliberal, com base na qual se busca garantir efetividade, eficiência e produtividade aos processos pedagógicos. Por outro lado, são inúmeras as propostas que se organizam, em muitos municípios, com base em visões alternativas de sociedade, escola e currículo. No plano da teoria curricular tem-se, hoje, um campo extremamente dinâmico e atento aos desenvolvimentos teóricos em outros campos, que já provocaram visíveis efeitos nas teorizações.

As discussões sobre políticas curriculares e desenvolvimentos teóricos têm estado no centro dos Colóquios sobre Questões Curriculares. O perfil de um evento científico é o de ser um espaço de trocas recíprocas focadas na temática em tela. Um espaço de intercâmbio de resultados de pesquisas que expressam novas teorias ou metodologias de análise ou a combinação criativa de outras já existentes; de apresentação de peculiaridades de fenômenos até então inexploradas; de indagações, contestação, objeção, réplica ou avanços de estudos realizados em outros contextos; de teorias enraizadas nos dados obtidos. Um evento científico, como o Colóquio que ora propomos, abre uma dupla perspectiva: retratar a pesquisa que se faz no momento e traçar o horizonte das que se realizarão no curto prazo. É essa a expectativa em relação aos trabalhos que se apresentarão neste evento. Espera-se mais, contudo, que o IV Colóquio seja também um espaço de reflexão sobre o estado atual da pesquisa sobre currículo e que permita aos pesquisadores um ponderado, mas crítico autoquestionamento, que seja construtivo em termos de investigações e reflexões futuras.

É desse cruzamento e intercâmbio de idéias e discussões que, se espera, sairão os melhores resultados do IV Colóquio. A temática é Currículo, teorias, métodos – três termos que agregam pesquisadores brasileiros e portugueses que, com seus trabalhos, procurarão responder aos desafios da questão curricular no contexto de ceticismo epistemológico e de relativismo ontológico que hoje nos cerca, em que se hierarquiza o conhecimento por sua utilidade e em que se compromete acentuadamente a capacidade de as ciências superarem suas próprias antinomias no plano explanatório e, por isso mesmo, no enfrentamento de problemas práticos para os quais ela é chamada a oferecer respostas. Os pesquisadores de ambos os países têm encontro marcado, não para estabelecer receitas para o futuro, que nada mais fazem do que perenizar o presente, mas para as análises críticas do existente, que podem revelar os possíveis futuros que ele encerra.

© 2007 - Todos os direitos reservados | Contato: coloquio@ced.ufsc.br ou (48) 3721-9222 com Maurici