3. TEMÁTICA
I – TEMA GERAL:
CURRÍCULO, TEORIAS, MÉTODOS
II – GRUPOS DE TRABALHO
Desafios curriculares da educação superior (tendências e trajetórias do currículo no ensino superior e na pós-graduação no Brasil; inovações e avaliação no ensino superior; políticas de pesquisa e pós-graduação no Brasil)
Currículo e investigação (lugares e espaços das pesquisas curriculares; currículo e dimensões epistemológicas; pensar e fazer currículos)
Currículo, diferenças e identidades (cultura, alteridade, identidade e diferença; estudos culturais e práticas educativas; espaços não formais de educação)
Currículo, trabalho e profissionalização docente (trabalho e profissionalização docentes; currículo e trajetórias de formação; educação e trabalho: aproximações e especificidades).
Políticas e estratégias curriculares (currículo e políticas públicas para a educação; currículo e políticas de formação docente; organização curricular; recontextualização; transposição didática)
Princípios de organização curricular: uma discussão em aberto (políticas e práticas curriculares: processos culturais híbridos; seleção, organização e distribuição do conhecimento escolar; produção de políticas de currículo em contextos disciplinares)
Currículo, história e cultura escolar (estudos culturais e práticas educativas; cultura e memória de professores e alunos; práticas e processos de subjetivação; currículo, cultura e educação popular; currículo intercultural)
Ensino de ciências e novas propostas curriculares (educação e ciência: currículo, ensino e pesquisa; o processo ensino-aprendizagem; domínio das estruturas de pensamento exigido pela ciência e pela tecnologia)
Avaliação e propostas curriculares (aplicação de teorias curriculares; avaliação quantitativa e/ou qualitativa; estudos das relações educação-aprendizagem; divulgação científica e suas estratégias).
Conversações curriculares: pós-estruturalismo e neopragmatismo (diferença/pós-estruturalismo e currículo; estudos de fronteira: literatura, cinema, sexualidade; pós-estruturalismo e neopragmatismo: conversação ou produção de conhecimento?)
Currículo e formação docente (processos formativos e currículo; formação docente, organização e cotidiano escolar; pensamento pedagógico nacional e profissionalização do magistério; processos de constituição das identidades profissionais dos professores)
Currículo e tecnologias (Currículo e avaliação no ensino a distância; mídias e tecnologias de informação e comunicação; cibercultura; imersão em ambientes virtuais; comunidades virtuais de aprendizagem).
Currículo e didática (contribuições teóricas no campo da didática; história e identidade da Didática; pesquisa e construção de conhecimento no campo)
Currículo e conhecimento (a pesquisa e a construção do conhecimento; tendências teóricas e metodológicas no campo do currículo; ontologia, formação e produção de conhecimento)
Ensino de humanidades e novas propostas curriculares (a reestruturação dos cursos de graduação de ciências humanas e sociais; formação do professor de ciências humanas e sociais; fundamentos e metodologia curriculares do ensino de ciências humanas e sociais).
Currículo, escola e pesquisa (teorias do currículo; ensino e implicações curriculares; a escola como objeto de estudo; eficácia escolar e promoção de eqüidade na escola; currículo e cultura da escola).